Equipa

Câmara Municipal de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende tem por missão definir estratégias e linhas orientadoras para o desenvolvimento sustentável do município, contribuindo para a afirmação da importância e competitividade do mesmo no quadro da região e do país, através da execução de medidas e programas nas diferentes áreas da sua competência e promovendo a qualidade de vida dos seus munícipes, em diálogo constante com as instituições e os diferentes agentes de intervenção local.

No contexto da presente proposta, importa realçar que o Município de Esposende tem vindo, nos últimos anos, a demonstrar o seu empenho e a sua capacidade de resposta aos desafios que se impõem ao nível do desenvolvimento sustentável, designadamente visando contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, concebendo e implementando, não raro por via do estabelecimento de parcerias, vários projetos, nomeadamente no que diz respeito à biodiversidade e ecossistemas marinhos e promover a investigação científica aplicada à conservação da natureza e à gestão dos recursos vivos marinhos, nomeadamente a que vise esclarecer a importância dos biótopos e das respetivas comunidades marinhas, assim como a promoção da sensibilização e educação ambiental.

Estas ações encontram-se interligadas com as estratégias municipais e, por outro lado, têm em consideração os objetivos presentes na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) como importante contributo para a assertiva prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODS).

Uma cidadania participativa, assente em princípios de sustentabilidade, é um dos paradigmas que o Município de Esposende pretende reforçar, sendo para tal necessário comunicar eficazmente com a população, levando-a a colaborar e aplicar as ações de adaptação às alterações climáticas, disponibilizando informação, ferramentas e meios que potenciem a sua participação nas soluções ambientalmente mais adequadas.

São anualmente abordadas e trabalhadas diferentes temáticas ambientais, muitas das quais se relacionam diretamente com a realidade do território Esposendense, com vista à construção partilhada, sustentada e consistente de uma visão comum do Município de Esposende. Neste âmbito, a biodiversidade e a gestão dos recursos naturais tem constituído, desde sempre, temas constantes.

País
Portugal

Endereço
Praça do Município
4740-223 Esposende

Website
https://www.municipio.esposende.pt/

Telefone
253960100

Tipo de Organização
Administração Pública

Rio Neiva

 

A Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente, fundada em 1989 e localizada em Antas – Esposende, inserida no Parque Natural litoral Norte,  tem como objetivos essenciais defender e valorizar o ambiente e o património natural, promover um desenvolvimento regional equilibrado da foz do rio Neiva e macro otimizar o papel da defesa do ambiente nas suas diferentes valências (educação, proteção, sensibilização, valorização)

Para atingir estes objetivos esta associação desenvolve ações de educação ambiental, executando atividades e projetos próprios e em parceria com diversas associações e instituições locais. Tem como principais públicos-alvo a comunidade escolar da área onde atua e a população local residente. 

É uma associação juvenil e encontra-se inscrita na Rede Nacional de Associativismo Jovem (RNAJ), sendo também classificada como uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) e declarada, desde 2 de Novembro de 2017, como Entidade de Utilidade Pública.

A Rio Neiva desenvolve vários projetos e atividades exclusivamente focados em educação ambiental, sendo ainda de salientar que esta temática é permeável em todas as atividades da associação.

A cada ano, a associação envolve diretamente nas suas atividades mais de 1500 alunos do 1º ciclo ao secundário e mais de 500 adultos.

Destaca-se o recente projeto intitulado “Bioneiva” que assenta em 4 acções de educação ambiental, nomeadamente, relacionadas com biodiversidade fauna e flora local, mobilidade sustentável, energias renováveis e aproximação da comunidade industrial ao meio ambiente. 

Desenvolve em conjunto com comunidade local e escolar projetos relacionados com a temática do uso e redução de plástico, como por exemplo:

–  “copo + ecológico”; 

– “campanha sensibilização consumo água rede pública”;

– “saco + ecológico”; 

– “velho vira novo – reutilização e valorização de materiais”;

– “Saco do pão reutilizável” 

–  entre outros.

Indicadores associação: 

250 sócios

14 active partnerships

1500 students / year

500 adults / year

52 environmental education activities / year

48 nature sports activities / year

 

Designação oficial
Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente

Tipo de Organização
Organização Não-governamental do Ambiente (ONGA)

País
Portugal

Endereço
R. Foz do Neiva 190
4740-013 Antas

Website
www.rioneiva.com
https://www.facebook.com/associacaorioneiva/

Email
associacaorioneiva@gmail.com

Universidade do Minho

A Universidade do Minho pretende ser uma Universidade sem muros, com foco no ambiente socioeconómico regional, nacional e internacional. A UMinho é uma Universidade de pesquisa, comprometida com a valorização da cadeia Conhecimento-Investigação, I&D, como evidenciado por uma série de indicadores. A proporção entre estudantes de doutorado e a equipa docente é superior a 1; a fração de estudantes de pós-graduação na população total de estudantes é superior a 20%; a relação entre projetos de pesquisa e doutorado é superior a 0,5; cerca de 150 doutores são premiados todos os anos; a produção média anual de artigos arbitrados em revistas científicas é impressionante para uma universidade eclética: acima de 2 / ETC / ano; as citações aumentam fortemente a cada ano; 250 contratos de I&D são assinados anualmente com empresas. Entre as 33 unidades de investigação da UMinho avaliadas pela FCT em 2014, 1 foi considerada excecional, 12 excelente e 10 muito boas.

No contexto do H2020, a UMinho já viu 55 projetos aprovados, coordenando 11 deles. Em relação ao H2020, a UMinho também é a 1ª organização de pesquisa portuguesa, considerando o número de participações em projetos e a contribuição da UE por organização. A UMinho assumiu um grande envolvimento em relação ao tecido socioeconómico, particularmente em termos de inovação e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, é importante o aprimoramento do conhecimento baseado na gestão da propriedade intelectual, área em que a UMinho é uma das universidades do PT com mais patentes registadas. A UMinho executa um projeto em colaboração com a BOSCH – HMIEXEL “P&D essencial em torno do desenvolvimento e produção de soluções multimídia avançadas para o ciclo automóvel”, que é um dos maiores projetos de colaboração entre a Academia e a Indústria de todos os tempos em Portugal.

O IB-S é o instituto da Universidade do Minho ao qual pertence a equipa de investigadores envolvida neste projeto, e baseia-se numa noção fundamental de que as soluções tecnológicas para os problemas prementes e complexos de sustentabilidade que o mundo enfrenta não podem ser encontrados em áreas disciplinares isoladas. O IB-S desenvolve pesquisa multidisciplinar para fornecer novos materiais, metodologias e estratégias, para apoiar a reabilitação do ambiente construído, a conservação do Capital Natural e a compatibilização de ambos. A inovação derivada tem como objetivo impactar fortemente as economias circular e azul.

Entre outros, destacam-se vários projetos relacionados com o tema desta candidatura, em particular o Next-sea, um projeto Estruturado no âmbito do qual novas soluções de monitorização e novos materiais estão a ser desenvolvidos para zonas costeiras, de modo a permitir a adaptação às alterações globais.

O Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE) e o novo Instituto de Bio-Sustentabilidade (IB-S) desenvolvem pesquisa fundamental e aplicada de ponta em engenharia estrutural integral moderna, incluindo segurança, funcionalidade, eficiência e meio ambiente. Essa abordagem holística, que inclui a superestrutura e a subestrutura, permite obter sistemas estruturais mais eficientes e competitivos. Essa abordagem também envolve, entre outros campos da ciência, ciência dos materiais, tecnologia de construção e análise do ciclo de vida. O ISISE possui cerca de 1600 m² de laboratórios em Guimarães, com duas áreas cada uma com piso forte e parede de reação. Algumas dessas instalações estão no novo Instituto de Bio-Sustentabilidade (IB-S), co-liderado pelo ISISE.

Designação oficial
Universidade do Minho

Tipo de organização
Centro de I&D ou Departamento de Universidade ou Politécnico. Fundação pública de direito privado

Endereço
Largo do Paço
4704-553 Braga

Website
www.uminho.pt

Telefone
253601150

Esposende Ambiente

A EAmb – Esposende Ambiente, EM, entidade empresarial local de natureza municipal nos termos da Lei nº 50/2012, de 31 de agosto, iniciou a sua atividade em 2005 e surge na sequência da transformação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende.  

Para além de outras competências no âmbito da gestão ambiental, a partir do 2010, a EAmb assume também o desenvolvimento dos projetos educativos na área da educação ambiental do Município de Esposende, bem como a gestão do Centro de Educação Ambiental de Esposende (CEA), um equipamento municipal vocacionado para a educação ambiental, promotor de uma educação para a sustentabilidade, que integra espaços com várias valências: espaços expositivos, uma biblioteca, uma ecoteca, um auditório, para além de um trilho temático e do próprio Horto Municipal. A exposição principal do Centro de Educação Ambiental contém diversos equipamentos interativos, permitindo ao visitante “navegar” por entre vários cenários, onde pode ter acesso a informação relacionada com as temáticas dos resíduos, da água, da biodiversidade, da energia e alterações climáticas. Os projetos e atividades de educação ambiental são uma realidade no concelho de Esposende desde 1997. Anualmente são promovidas e desenvolvidas várias iniciativas educativas dirigidas a todos os grupos da sociedade local, bem como à população visitante, com vista à concretização de objetivos de sustentabilidade. Para além de atividades de sensibilização, formação e educação desenvolvidas nos espaços, o CEA também desenvolve a sua atividade educativa nos estabelecimentos de educação e ensino, bem como em diversos pontos do território, como é o caso dos espaços florestais e as praias. Desde o início de 2019 que o CEA desempenha também a função de Centro Azul, um espaço privilegiado no que diz respeito à sensibilização ambiental dos banhistas e utentes das praias, dando também continuidade ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas praias concelhias e espaços envolventes no âmbito do galardão Bandeira Azul.

A educação para a sustentabilidade constitui assim uma das missões e apostas da EAmb, cujo retorno não é imediato e muito menos quantificável a curto prazo. Trata-se essencialmente de uma aposta nas gerações futuras e de um contributo para o desenvolvimento sustentável da região. 

Paralelamente a Esposende Ambiente, por delegação de competências da Câmara Municipal de Esposende, assume as responsabilidades municipais ao nível da gestão de resíduos e da gestão das praias, com especial enfoque durante a época balnear, assegurando os procedimentos conducentes à atribuição do galardão Bandeira Azul nas praias do concelho. Neste domínio, apresenta uma vasta experiência de organização de ações de limpeza de praias, quer por meios e recursos próprios, quer através de ações de voluntariado ambiental, promovendo, sempre que possível, o encaminhamento dos resíduos recolhidos para processos de valorização e reciclagem.

Designação oficial
EAmb – Esposende Ambiente, EM – Sociedade Unipessoal, Lda

Tipo de organização
Empresa municipal

Endereço
Travessa Conde Agrolongo, nº10
4740-245 Esposende

Website
https://www.esposendeambiente.pt/

Telefone
253969380

Financiado por:

a promover uma pesca sustentável

Operador de programa

republica portuguesa

Promotor

esponsende

Parceiros

Projeto financiado pela
Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.

Siga-nos

© 2021 E-Redes Esposende. todos os direitos reservados.

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese